Alguém já parou pra pensar sobre o diamante? Pois é, eu, como ser esquisito que sou, parei. Aliás não só parei como também pesquisei sobre o assunto. Sempre ouvi a frase, "o diamante é um pedação de carvão que se saiu bem sob pressão", mas nunca me ocorreu como seria todo esse processo. Graças ao sto Google dos ignorantes necessitados, achei minha resposta.
Como o carvão e o grafite, o diamante possui a mesma base quimica, o carbono. Mas aí é que vem a coisa fascinante da história. Não são todos os carbonos que tem potencial pra diamante, existe uma série de acontecimentos que o transformam nessa pedra rara.
Primeiro o carbono passa por elevadas temperaturas no centro da terra, depois por algumas pressões, os que têm potencial pra virar diamante, continuam na sua evolução, os que não têm, viram grafite.
Os melhores locais para localizar essa raridade da natureza são vulcões inativos, pois depois de todo o processo, o diamante é expelido por um mar de fogo, do centro da terra para sua superfície.
Pois bem, ta e daí?
Dai que convivemos diariamente com milhões de carbonos, alguns com potencial pra diamante e alguns com potencial pra grafite.
Algumas pessoas no menor sinal de pressão ou alta temperatura, preferem o comodismo da superficie, o não se incomodar, o ato de ficar inerte. Esses são os grafites, necessários à nossa vida com certeza, e não mais essenciais que os diamantes. Mas como são em maior número, são encontrados facilmente, logo, têm menos valor.
Já os diamantes, são raros, sofrem mais para tornar-se o que são, e por isso costumam ser mais seletivos, costumam ocupar lugares mais elevados dentro de qualquer organização.
E concluindo minha linha de raciocínio, pessoas são como diamantes, umas reagem de uma forma diante de uma pressão, outras de outra forma, cada uma com um potencial diferente.Eu não sei você, mas pelos acontecimentos da minha vida, eu sou um carbono com um potencial pra diamante enorme. Aliás, diamante rosa, que é o mais raro de todos.
sábado, 17 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Não me diga que também vai querer seu um diamante rosa em formato de coração, pra virar colar no pescoço da Rose do Titanic???
Olá...
Eu adorei esse texto sobre o Diamante. Realmante profundo, para nos fazer pensar sobre as pressões da vida que nos fazem mais resistentes, mais brilhantes. Nos aumentam o verdadeiro Valor. Gostaria mesmo de poder publicar ele no site do Bom Dia HOJE. Se me permitir.
Parabéns e Sucesso Sempre.
Sigmar Sabin
Postar um comentário